Conheça o maior cruzamento hidroviário da Europa!

O maior cruzamento hidroviário da Europa nas proximidades de Magdeburg possibilita a navegação ininterrupta do oeste para o leste, realizando um velho sonho dos alemães. A Wasserstrassenkreuz possui a estrutura de um aqueduto – como o da Lapa, no Rio de Janeiro – mas foi projetada para ser cruzada por grandes embarcações.

PONTE1

A peça principal do maior cruzamento hidroviário da Europa é um colosso de aço e concreto sobre o Rio Elba, ao norte de Magdeburg. A ponte, cuja forma lembra o casco de um navio e é preenchida de água, liga dois canais hidroviários: o Mittelland e o Elba-Havel. Como se estivessem numa enorme banheira, navios e barcos podem agora atravessar o Elba comodamente e seguir viagem.

Até o ano de 2003, quando foi inaugurado, os navios precisavam dar uma volta de 12 quilômetros pelo próprio rio, atravessando eclusas antiquadas, o que significava perda de horas nas viagens. Com a ponte, embarcações com até 1350 toneladas de carga poderão navegar sem interrupção das bacias do Weser e Ruhr, no oeste, até Berlim, e vice-versa.

PONTE2Com seus 918 metros de comprimento, a ponte-canal é tida como obra dos superlativos e um primor da engenharia, tendo consumido 68 mil metros cúbicos de concreto e 24 mil toneladas de aço. Comporta 132 mil toneladas de água em sua calha de 34 metros de largura e 4,25 metros de profundidade e deve resistir mesmo a terremotos.

Os alemães levaram mais de 80 anos para construir esta ponte. A obra custou cerca de 500 milhões de euros. Engenheiros tinham inicialmente concebido de unir as duas vias já em 1919, e em 1938 o barco e levante de âncoras Rothensee estavam no local, mas a construção foi adiada durante a Segunda Guerra Mundial. Após a divisão da Guerra Fria na Alemanha, o projeto foi colocado em espera indefinidamente pelo governo alemão do leste.

O investimento valeu a pena: a moderna conexão dos canais representa uma economia anual de bilhões de euros para a Alemanha, uma vez que é por esta via que o porto fluvial de Berlim liga-se ao Reno, mais importante rio de toda Europa.

Mais fotos:

PONTE3

PONTE4

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s