Começa a concretagem das fundações de vertedouro em usina hidrelétrica no Mato Grosso

A Usina Hidrelétrica Colíder, localizada na cidade de Colíder, na região norte do Mato Grosso, teve a construção de seu vertedouro iniciada. Após meses de escavações em rocha, foi iniciada a concretagem das fundações da estrutura de concreto armado. Essa estrutura será responsável por escoar as vazões excedentes que ultrapassarem a capacidade de armazenamento do reservatório.

Divulgação: Copel
Estrutura é a primeira das principais partes de concreto da UHE

 

De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a obra do vertedouro marca o início da execução das principais estruturas em concreto que existirão na UHE. Até o momento, foram construídas as ensecadeiras de primeira fase, que mudam o curso do rio Teles Pires, para permitir a construção da barragem. Estão em andamento também as escavações para a fundação da barragem e construção dos acessos e a montagem do canteiro de obras.

As armaduras para a fundação já começaram a ser colocadas. Ao todo, o vertedouro terá 69 m de largura, 75 m de comprimento e altura máxima (medida do apoio da fundação na rocha até o topo dos pilares principais) de 42,5 m. A estrutura contará com comportas operáveis, do tipo segmento, com quatro vãos de 12 m de largura por 19 m de altura, permitindo uma descarga máxima de água de 6.673 m³/s. O canteiro de obras conta com uma usina própria de concreto e uma de armação.

A execução da estrutura da barragem deve começar em meados de abril de 2012, quando é iniciado o período de estiagem na região. Durante esse tempo, todo o terreno será preparado para a construção da barragem.

Atualmente, a obra realizada pelo consórcio formado pelas empresas J. Malucelli, CR Almeida, Wind Power Energia, Engevix Engenharia e VLB Engenharia conta com 800 trabalhadores no canteiro, que trabalham também nas escavações em rocha para a construção da casa de força e da área de montagem. A UHE Colíder terá 300 MW de potência instalada e gerará energia suficiente para abastecer uma cidade com 850 mil habitantes. A construção da usina foi iniciada em março de 2011 e a previsão é que a produção de energia seja iniciada em dezembro de 2014.

Divulgação: Copel
Armadura já foi instalada

 

 

Divulgação: Copel
Construção da barragem só será iniciada durante o período de estiagem

 

 

Divulgação: Copel
Escavações da casa de força ainda estão em andamento

 

 

Divulgação: Copel
Obra deverá ficar pronta em dezembro de 2014

 

FONTE: http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/comeca-a-concretagem-das-fundacoes-de-vertedouro-em-usina-hidreletrica-246183-1.asp

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s